Header Ads

Breaking News
recent

SiO - Studentsamskipnadem i Oslo og Akershus

É, esse nome gigante do título do post é só o nome da empresa que praticamente gerencia a nossa vida aqui em Oslo. Eles têm os prédios que a gente aluga os quartos, têm flats, têm academias, têm parceria com o pessoal das máquinas de lavar roupa, têm creche pros filhos de estudantes, enfim...

Mas Seu Madruga, e o aluguel?
Assim que eu recebi a minha confirmação falando que eu fui aceita na universidade, eles também me falaram sobre a SiO e seu site (esse aqui) com algumas informações sobre o cadastro e como eu deveria solicitar um lugar pra ficar. É claro que eu não conhecia nada nem fazia ideia de quais lugares eram melhores pra morar, então basicamente fui jogando tudo no Google Maps e vendo qual apartamento era mais perto da faculdade pra, só então, fazer a solicitação de moradia. Como sou boazinha, vou passar pra vocês as dicas, ó:

Bjerke (onde eu moro): É longe do centro uma meia hora de ônibus, mas tem o 31 que roda a noite inteira e passa no ponto bem aqui na frente do prédio, então, se você não se importa de acordar cedo, acho que vale a pena. Eu pago 3100 coroas pelo quartinho, divido o banheiro com M., uma menina americana, e a cozinha com mais cinco pessoas além dela: quatro indianos e um nepalês.

Meu prédio é esse atrás da árvore!
St. Hanshaugen (onde todo mundo mora): Fica a cinco/oito minutos andando da universidade, mas, pra pagar 3500 coroas você precisa dividir o banheiro com oito meninas e a cozinha com dezesseis pessoas. Caso esteja disposto a pagar 5200 coroas, é possível morar lá sem ter que dividir o banheiro! O lado bom é que é pertinho da faculdade e que todos os estudantes europeus geralmente moram lá (meus colegas internacionais, no caso são todos europeus).

Os outros eu não conheço ninguém que mora, então só vou dizer se são perto ou longe, ok?
> Tullinløkka: No centro, acho que uns cinco minutos de bonde até a faculdade. (O 11, 17 ou o 18)
> Stensberggata: Mesma distância que St. Hanshaugen, acho que é um bem do lado do outro, mas não sei dizer como são as condições de compartilhamento de banheiro e cozinha.
> Pilestredet: Qualquer um desses é válido, mas deve ser mais caro. Pilestredet é tipo dentro da faculdade quase! haha
> Carl Berner: Na metade do caminho de Bjerke até o centro. Eu diria que uns 15 minutos até a faculdade.
> Sofienberg: Na metade do caminho de Bjerke até o centro. Eu diria que uns 15 minutos até a faculdade.
> Kringsjå: Super longe, sério! Acho que é a mesma distância que aqui em Bjerke, mas eles também têm um ônibus que roda 24h pra lá.
> Ullevål: Um pouco depois de Bjerke, então é longe, mas o 31 também vai até lá e tem estação de metrô pertinho.

Tem também outros lugares que eu não sei se são perto da faculdade ou não. Eu estudo em Pilestredet, viu gente? Não é na University of Oslo, não. Pra daqui a pouco vocês não captarem a informação errada aí e ser culpa minha! haha Olha, aqui nesse link você vai encontrar a lista de preços e a quantidade de pessoas com as quais vai ter que dividir banheiro e cozinha. Divirta-se!

Como continuo fitness?
A SiO também tem as academias que são uma ótima opção para os estudantes internacionais. Você paga 890 coroas por semestre escolar e vai quantas vezes quiser pra qualquer uma das academias da rede. Pra você ter uma ideia de como é bom negócio, as academias comuns custam 199 coroas por mês se estiverem na promoção! Eu já fui em três das quatro e a minha preferida é sem dúvidas a de Nydalen mesmo a Domus sendo a maior de todas e parecendo um shopping! haha

Pra chegar na academia de Nydalen, sempre pego o metrô pra Ringen (4 azul ou 6 verde) ou pra Storo (3 amarela), dependendo de onde eu estiver na cidade, porque a estação Nydalen T é bem pertinho dessas duas, lá em cima do círculo do mapa, veja:



Gosto dessa porque eu não faço aulas grupais e sou bem simples na academia. Só vou mesmo pela esteira, bicicleta e elíptico além de básicos de musculação então pra mim tá bem suave uma academia mais vazia e com menos treco-treco. Se você prefere um shopping ou aulas grupais como zumba, capoeira, step, spinning, etc. recomendo que vá na Domus que fica perto da estação Ullevål stadion, logo antes de Nydalen. Você desce nessa estação e pega um ônibus pra o ponto perto da academia. Fui uma vez e achei muito longe, cansativo, escuro e sombrio hahaha

Bem, é isso. No próximo post vou falar um pouco sobre as condições de sobrevivência aqui dentro do prédio e estou planejando uma postagem sobre a laundry nossa de cada dia... Não esqueça de comentar! :)




3 comentários:

  1. Oh Carlinha, lendo essas postagens tuas dá até uma vontade imensa de ir. Vou colocar nas mãos de Deus, vai que dá certo, né? Mas primeiro ainda tenho que ralar muito pra ter um pouquinho mais de domínio de inglês, afinal my mother is a teacher of the language end não posso fazer ela passar vergonha hihihi Bom, boa sorte e sucesso por aí. Aproveita os dois encontros ao mês com teu love. É mais do que já tive um dia :/ Continua postando, você sabe que sou grande admiradora dos teus passos e continuarei orando pelo teu sucesso daqui do nosso país tropical! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua linda! Sempre percebo você me visitando nos meus blogs e obrigada por acompanhar desde sempre, viu? Espero que goste desse aqui e que consiga se localizar na bagunça haha

      Beijão!!

      Excluir
  2. Oi Carla,
    Parabéns pelo blog. Sabe me dizer qual bairro e moradia ficam próximos da faculdade de medicina e do hospital universitário da UiO?
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Volte sempre pra ler um pouco mais sobre as minhas aventuras na Snowruega. Não se perca na neve!

Tecnologia do Blogger.